Breadcrumb Breadcrumb

Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

26-10-2015

Evento debate os desafios do MP diante de conflitos atuais

 

Da esq. para a dir.: Karine Cuesta, Denise Tarin, Luiz Felipe Pondé, Eduardo Gussem, José Roberto Paredes e Patrícia Pimentel (Foto: Luiz Jesus)

 

O Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Rio de Janeiro (IEP/MPRJ), braço acadêmico do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), lançou, no dia 26 de outubro de 2015, no foyer do edifício-sede do MPRJ, o Grupo de Estudos e de Pesquisa "O Ministério Público Contemporâneo". O evento voltado para membros contou com a palestra "Os Desafios do Ministério Público diante dos Conflitos Atuais", coordenada pela procuradora de Justiça Denise Tarin e ministrada pelo filósofo Luiz Felipe Pondé.

Durante sua explanação, Pondé fez uma avaliação das características do mundo contemporâneo, com destaque para as peculiaridades do Brasil, das estruturas de poder e da atuação do Ministério Público perante questões atuais.

Para ele, uma instituição como o MP, que faz curadoria da sociedade, precisa refletir sobre ela sem querer torná-la melhor. "Talvez esta seja a melhor forma de conseguirmos perceber exatamente onde estão os problemas com os quais queremos lidar", concluiu Pondé, que promoveu debate logo após à palestra.

Também participaram do evento o subprocurador-geral de Justiça de Planejamento Institucional do MPRJ, Eduardo Gussem; o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPRJ), procurador de Justiça José Roberto Paredes; a subcoordenadora do CEAF, promotora Patrícia Pimentel Chambers Ramos; a assessora do CEAF, promotora Karine Susan Oliveira Gomes de Cuesta; a ouvidora do MPRJ, Georgea Marcovecchio Guerra; e o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ), promotor Luciano Mattos, bem como diversos coordenadores dos Centros de Apoio Operacional (CAOs) do MPRJ.

Vídeo com fragmentos da palestra do Filósofo Luiz Felipe Pondé